test
18 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 17 Junho 2024

Paulo Ricardo Lopes lança livro sobre resultados e projeções eleitorais

O livro analisa os resultados das eleições legislativas 2024 e faz projeções sobre as eleições europeias 2024 e as autárquicas 2025. Há um capítulo dedicado exclusivamente a Famalicão.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Desporto ao ar livre em Famalicão em parceria com mais de 70 coletividades locais

Iniciativa decorre de 17 de junho a 12 de julho.

Tony 1 – IMI 0

O orçamento das Antoninas foi de quase um milhão de euros. Bem acima da média do que gastam os concelhos vizinhos.

Iniciativa Liberal cresce e passa a terceira força política de Famalicão

Nas eleições europeias, a Iniciativa Liberal cresceu em Famalicão, mas coordenadora local apresentou a demissão.

“Legislativas 2024 – Os factos Só Visíveis à Lupa”, é o nome do primeiro livro de Paulo Ricardo Lopes, economista de 36 anos que reside em Famalicão desde 2017, tendo sido um dos fundadores do núcleo da Iniciativa Liberal em Famalicão e conselheiro nacional do partido entre 2021 e 2023.

Neste livro o resultado das Legislativas 2024 é analisado meticulosamente, aproveitando o autor para abordar os resultados de cada partido individualmente, bem como analisar o nosso sistema eleitoral, analisar o impacto de algumas coligações nos resultados, projetar as eleições europeias 2024 e as autárquicas 2025.

Partindo da pergunta “quem ganhou as Legislativas 2024?”, o autor chega a algumas conclusões que são desenvolvidas no livro. A primeira delas é que as Legislativas 2024 “resultaram num parlamento dividido em três blocos, em que só se consegue aprovar algo no parlamento com o acordo, ou não oposição, entre pelo menos dois desses três blocos”.

Paulo Ricardo Lopes considera ainda que “os grandes partidos fazem uso de um sistema eleitoral que desperdiça centenas de milhares de votos, sendo o círculo único nacional, um círculo de compensação ou a agregação de círculos formas de mitigar estes desperdícios, que estes partidos dificilmente aceitarão”.

A terceira conclusão está relacionada com as Autárquicas 2025, que o autor considera que “serão marcadas pela capacidade do Chega ganhar algumas câmaras a Sul e retirar a possibilidade das coligações lideradas pelo PSD ganharem outras tantas câmaras a Norte”.

No capítulo final do livro, dedicado exclusivamente a Famalicão, para além de projetar as autárquicas de 2025 e analisar os resultados isolados de cada uma das componentes da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, o autor aproveita ainda para aprofundar a experiência do lançamento da Iniciativa Liberal em Famalicão e recordar alguns dos textos que marcaram a sua intervenção política nos jornais locais do concelho.

Para já só disponível em formato e-book, “Legislativas 2024 – Os factos Só Visíveis à Lupa” estará brevemente disponível em formato físico, contando com prefácio de Tiago Mayan Gonçalves, ex-candidato à Presidência da República, e posfácio de Carlos Figueiredo, primeiro coordenador da Iniciativa Liberal em Famalicão.

Comentários