14.1 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 19 Março 2024

Viagem documental aos primórdios da indústria têxtil do Vale do Ave

A indústria têxtil de Guimarães do século XIX está em exposição em Vila Nova de Famalicão. Do tear manual ao frenesim das máquinas. Para ver no Museu da Indústria Têxtil.

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

CIOR de portas abertas na “semana da empresa” na escola

Também foram celebrados acordos de cooperação com várias "empresas-âncora" no sentido de estabelecer e fortalecer a relação entre a Escola, as empresas e o mundo laboral.

Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora

Sofia Fernandes, de 49 anos, torna-se a primeira mulher a liderar uma secção concelhia do PSD no distrito de Braga.

Maus odores e descargas para rio Pelhe preocupam populares

PAN-Famalicão solicita esclarecimentos à Câmara Municipal sobre mais uma alegada construção ilegal.

“A Indústria Têxtil de Guimarães: do sistema antigo ao advento das máquinas” é o tema da exposição temporária que foi inaugurada em dezembro de 2020 no Museu da Indústria Têxtil do Vale do Ave, em Vila Nova de Famalicão, e que está patente ao público até ao próximo dia 30 de setembro.

Paula Ramos Nogueira, coordenadora científica da exposição. Fotografia DR

É uma viagem aos primórdios da indústria têxtil do Vale do Ave, sob a coordenação científica da investigadora Paula Ramos Nogueira, do Centro de Física da Universidade de Coimbra.

Paula Ramos Nogueira leva-nos ao tempo em que as máquinas ainda estavam para chegar, na sequência da Revolução Industrial. E que só tardiamente chegaram à fileira têxtil portuguesa.

Convocando os primeiros momentos da industrialização têxtil, a exposição desenvolve uma leitura cronológica, documentada e ilustrada, dos principais acontecimentos e personalidades que estiveram na origem de um movimento transformador que, em pleno século XIX, transformaram o perfil da cidade histórica, e berço da monarquia, na “oficina do Minho”.

A exposição apresenta a face desconhecida da história de Guimarães, que acaba por ser determinante para a própria história industrial do Vale do Ave.

Um precioso conjunto de fontes – documentos, objetos, equipamentos e fotografias – compõe os painéis em que se destacam três fábricas – Castanheiro, Moinho do Buraco e Companhia de Fiação e Tecidos de Guimarães.

Percorrendo o circuito expositivo, o visitante é levado a conhecer, numa autêntica viagem no tempo, a transição entre uma indústria manual, rudimentar, tradicional e obsoleta e uma indústria que tardiamente despertou para a mecanização e eletrificação, mas que se expandiu e consolidou em toda a região.

Uma sucessão de acontecimentos, estrategicamente fomentados pela Sociedade Martins Sarmento, concorrerá para a mudança de paradigma.

A Exposição Industrial de 1884, dirigida pelo historiador Alberto Sampaio, assinala o ponto de partida para uma autêntica revolução económica e social.

Uma revolução que, embora modificando para sempre o perfil da cidade de Guimarães, está historicamente vinculada à dinâmica do Vale do Ave como região têxtil por excelência.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora

Sofia Fernandes, de 49 anos, torna-se a primeira mulher a liderar uma secção concelhia do PSD no distrito de Braga.

Como falar de eleições sem referir o resultado

Alguns dias fazem-nos velhos cem anos.

Vereadora Sofia Fernandes candidata-se à liderança do PSD-Famalicão e tem Fernando Costa como mandatário

Eleições estão marcadas para sábado, 16 de março, e Mário Passos está a preparar uma candidatura contra Sofia Fernandes.

Artista Pedro Chorão expõe a sua arte na galeria municipal de Famalicão

Exposição de Pedro Chorão está patente até dia 18 de maio, com entrada livre

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.