test
18 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 17 Junho 2024

Famalicão e Trofa avançam com projeto para reconstruir antiga ponte pênsil demolida em 1934

Em tempos, a ponte foi a principal travessia entre o Minho e o Douro.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Desporto ao ar livre em Famalicão em parceria com mais de 70 coletividades locais

Iniciativa decorre de 17 de junho a 12 de julho.

Tony 1 – IMI 0

O orçamento das Antoninas foi de quase um milhão de euros. Bem acima da média do que gastam os concelhos vizinhos.

Iniciativa Liberal cresce e passa a terceira força política de Famalicão

Nas eleições europeias, a Iniciativa Liberal cresceu em Famalicão, mas coordenadora local apresentou a demissão.

A Câmara Municipal da Trofa e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinaram, esta segunda-feira, 29 de novembro, nos Paços do Concelho da Trofa, um protocolo de cooperação para a constituição de um agrupamento de entidades adjudicantes – “Ponte Pênsil sobre o Rio Ave, para a promoção da mobilidade sustentável”.

Inaugurada em 1858, a ponte pênsil atravessava o rio Ave, cuja construção foi da responsabilidade da Companhia de Viação do Minho. Em tempos, a ponte foi a principal travessia entre o Minho e o Douro.

A ponte apoiava os seus extremos em dois enormes pegões de granito e estava suspensa por cordões aramados presos e cabos de suspensão, que tinham os seus extremos nas casas dos portageiros (em forma de torres de menagem).

Demolida em 1935, no seu lugar foi construída a enorme ponte de betão armado, melhor preparada para o intenso tráfego de uma região em desenvolvimento.

Empenhadas em recuperar um dos monumentos mais icónicos da região, as autarquias da Trofa e de Vila Nova de Famalicão assinaram um protocolo que permitirá a construção de uma nova ponte pênsil, respeitando o traço original com a intenção de melhorar a acessibilidade pedonal e ciclável entre as duas margens e promover, deste modo, uma mobilidade mais sustentável.

O autarca famalicense, Mário Passos considera que esta nova ligação pedonal e ciclável entre Famalicão e Trofa vem reforçar “a relação socioeconómica existente entre os dois concelhos”.

Sérgio Humberto, edil da Trofa, lembrou ainda a execução da quarta e última fase da empreitada da Variante à Estrada Nacional 14 que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave para falar naquilo que considera ser uma “revolução” nas ligações entre os dois municípios e nas margens do Rio Ave.

Comentários