29.6 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 27 Maio 2022

Redução do abandono no ensino superior na agenda dos candidatos socialistas no distrito de Braga

“A redução do abandono no ensino superior e o combate às suas causas devem ser coletivamente assumidos como um grande desígnio nacional”, referiu José Luís Carneiro em visita à Associação Académica da Universidade do Minho, esta manhã, em Braga.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Famalicense António Cândido de Oliveira recebe Insígnia de Ouro na Galiza

A distinção da universidade galega reconhece o professor pelo seu trabalho no avanço do Direito Público e Administrativo.

Negócio polémico em Mouquim. Câmara paga 240 mil euros por terreno avaliado em 145 mil

Maioria PSD-CDS na Câmara de Famalicão aprovou pagar 240 mil euros por um terreno avaliado duas vezes e que técnicos municipais tinham avaliado por 145 mil. "Uma história mal contada", acusa o PS.

PSD-Famalicão. Sofia Fernandes lidera candidatos a delegados de Montenegro ao congresso nacional

Sofia Fernandes vai disputar os delegados do PSD famalicense com Jorge Moreira da Silva, que é candidato à liderança nacional do partido.

Engenho celebra 28º aniversário

Instituição está a desenvolver o projeto "Laços com Engenho/Compromisso com a Comunidade".

José Luís Carneiro, Joaquim Barreto, Luís Soares, Irene Costa, Tito Evangelista e Anabela Alves, candidatos socialistas pelo círculo eleitoral de Braga, reuniram, esta manhã, com Duarte Lopes e Alexandre Gencer, Presidente e Presidente Adjunto, respetivamente, da Associação Académica da Universidade do Minho, na sede desta associação em Braga.

“A redução do abandono no ensino superior e o combate às suas causas devem ser coletivamente assumidos como um grande desígnio nacional” avançou José Luís Carneiro, “o PS tem feito uma aposta clara no Ensino Superior. Alargamos a oferta reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento dos territórios e para democratizar o acesso, baixamos o valor mínimo das propinas, subimos o valor da bolsa mínima e aumentamos o valor do complemento de alojamento atribuído aos alunos que recebem bolsa de estudo, mas não conseguem uma vaga numa residência, mas sabemos e reconhecemos que podemos fazer mais”.

O cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Braga apresentou à direção da AAUM algumas medidas previstas no programa eleitoral do PS como o aumento do valor da bolsa de estudo para estudantes inscritos em ciclos de estudo de mestrado, até ao limite do valor máximo do subsídio de propina atribuído para obtenção do grau de doutor em Portugal e a garantia de acesso automático às bolsas de ação social do ensino superior quando o aluno tenha beneficiado de uma bolsa de ação social no ensino secundário.

A questão do alojamento dos estudantes esteve em cima da mesa e José Luís Carneiro assumiu o compromisso, com investimento previsto no PRR “vamos reforçar o financiamento do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, garantindo a construção e a reabilitação de 15 mil camas até 2026”.

Comentários