Concertos comunitários cantam o Natal no mercado municipal

Dias 1, 3, 8 e 10 de dezembro

Comentários

2 min de leitura

Mais de meio milhar de famalicenses vão espalhar a alegria do Natal por via de cânticos alusivos à época festiva no próximo mês de dezembro. As Comunidades [en]Coro estão de regresso à Praça – Mercado Municipal de Famalicão, com concertos nos dias 1, 3, 8 e 10 de dezembro.

Os ensaios de preparação arrancaram em outubro e “a expectativa é grande”, comenta Rui Sengo, natural da freguesia de Gavião e membro do coro comunitário da Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) da Área Urbana, que abrange as freguesias de Famalicão, Calendário, Antas, Abade de Vermoim, Brufe e Gavião.

“É uma iniciativa que promove o intercâmbio entre as freguesias (…) o encontro intergeracional e o espírito de partilha da época natalícia”, destaca o gaviense sobre o projeto, acrescentando que, quem os for escutar ao mercado municipal de Famalicão, pode esperar um espetáculo “agradável e acolhedor”, com um repertório que se debruça sobre “músicas conhecidas e altamente inspiradas pelo Natal”.

- Publicidade -

Coralista desde os anos 1980, Adelino Faria, natural de Oliveira São Mateus, também abraçou com entusiasmo este projeto. “Sem sombra de dúvida, que nos enriquece culturalmente (…) é muito gratificante” mencionou sobre Comunidades [en]Coro. Relativamente ao concerto, esta também é a terceira vez que atuará no âmbito da iniciativa natalícia, mas sabe que quando subir ao palco vai sentir “um nervoso miudinho, mas de alegria (…) é um momento que nos marca”.

Os concertos das Comunidades [en]Coro têm entrada livre e arrancam já na próxima sexta-feira, dia 1 de dezembro, com as atuações da CSIF de Joane, Vermoim, Pousada de Saramagos e Mogege e da CSIF de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas, pelas 15h00 e as 16h00, respetivamente.

Já no domingo, dia 3 de dezembro, sobe ao palco a CSIF de Bairro, Carreira e Bente, Delães, Ruivães e Novais, pelas 15h00, seguindo-se o coro da CSIF de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro, às 16h00, e da CSIF de Arnoso Sta. Maria, Arnoso Sta. Eulália, Sezures, Lemenhe, Mouquim, Jesufrei e Nine, às 17h00.

Na semana seguinte, a 8 de dezembro, será a vez dos cidadãos da CSIF de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos e da CSIF de Cruz, Vale S. Cosme, Portela, Telhado, Vale S. Martinho e Requião, num concerto com início pelas 15h00, e logo depois, pelas 16h00, da CSIF de Landim, Avidos, Lagoa e Seide.

As atuações das Comunidade [en]Coro terminam a 10 de dezembro, pela voz dos cidadãos da CSIF de Castelões, Oliveira S. Mateus, Oliveira Sta. Maria, Pedome e Riba de Ave, às 15h00, e da CSIF da Área Urbana, às 16h00.

Recorde-se que o projeto Comunidades [en]Coro é dinamizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) do concelho, desde 2019.

Comentários

Notícia anterior

Pedro Nuno Santos recebido por casa cheia em Braga

Notícia seguinte

Fértil Cultural apresentou “Herói é o Meu Nome” na Fundação Cupertino de Miranda

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.