12.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 18 Maio 2024

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Um político famalicense a voar alto

O ministro da Defesa é famalicense e isso é um motivo de orgulho para o concelho.

Na Gerações há pedras que contam histórias

Projeto educativo idealizado por uma educadora da Associação Gerações.

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

O ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, será o quarto deputado famalicense a ser eleito para o Parlamento Europeu, depois de Fernando Moniz (PS), Jorge Moreira da Silva (PSD) e Nuno Melo (CDS).

Desde que os portugueses foram chamados a eleger os seus deputados ao Parlamento Europeu, em 1987, já foram eleitos três famalicenses. O primeiro foi Fernando Moniz, do Partido Socialista, que exerceu o cargo durante um mandato, entre 1994 e 1999. Seguiu-se o social-democrata Jorge Moreira da Silva, que foi eurodeputado entre 1999 e 2003.

Em 2009, foi eleito Nuno Melo, do CDS, que ficou no Parlamento Europeu durante três mandatos, até março deste ano, pois foi chamado para o Governo de Luís Montenegro como ministro da Defesa.

Paulo Cunha, que é líder da comissão política distrital de Braga do PSD, e um dos vice-presidentes nacionais do partido, é o famalicense que se segue no Parlamento Europeu, sendo o número dois da candidatura da Aliança Democrática, uma posição que foi possível graças à recusa de Rui Moreira, autarca do Porto, em ocupar o lugar.

Caso contrário, Paulo Cunha surgiria em quarto lugar na lista, já que, por questões de paridade, o terceiro nome é de uma mulher (Ana Miguel Pedro Soares, assessora do CDS no Parlamento Europeu e vogal da Comissão Política Nacional do partido).

A lista com os nomes dos candidatos foi apresentada ontem à noite, após reunião do conselho nacional do partido. O cabeça de lista é Sebastião Bugalho, ex-jornalista e atual comentador político, que, em 2019, tinha sido candidato a deputado pelo CDS em Lisboa.

Vice-presidente nacional do PSD desde julho de 2022 e reeleito presidente da distrital de Braga em setembro de 2022, Paulo Cunha é, entre os seis vice-presidentes do partido, um dos únicos a não ter responsabilidades no Governo. A exceção é outra vice-presidente, Inês Palma Ramalho, também advogada de profissão.

MUDANÇA BRUSCA

Em 2021 Paulo Cunha anunciou, inesperadamente, que não seria candidato ao terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal de Famalicão. O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO noticiou, em primeira mão, o tabu em torno da recandidatura [ver aqui Tabu da recandidatura de Paulo Cunha agita coligação PSD-CDS em Famalicão e aqui Tabu desfeito. Paulo Cunha não é candidato].

Semanas depois, a informação foi confirmada por Paulo Cunha que, num vídeo divulgado no Facebook, explicou as razões para não ser novamente candidato e disse que voltaria para a advocacia e para as aulas na universidade [ver aqui Paulo Cunha regressa à advocacia e vai dar aulas na universidade].

Em outubro, dias depois das eleições autárquicas, Paulo Cunha, que tinha mandato como presidente do PSD-Famalicão até fevereiro do ano seguinte, anunciou eleições para escolher o novo presidente do órgão, considerando que chegou o momento de “abrir um novo ciclo na concelhia” [ver aqui PSD-Famalicão vai a eleições antecipadas].

No entanto, apesar de ter se afastado da concelhia sob o argumento de um novo ciclo, há cerca de um mês Paulo Cunha candidatou-se à mesa do plenário da concelhia social-democrata e foi derrotado.

O ex-autarca concorreu ao lado do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, candidato à presidência da comissão política, que também perdeu [ver aqui Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora].

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Um político famalicense a voar alto

O ministro da Defesa é famalicense e isso é um motivo de orgulho para o concelho.

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.