O Museu Bernardino Machado vai acolher a exposição itinerante da Assembleia da República: “Joshua Benoliel: Repórter Parlamentar (1906-1924)”. A inauguração acontece esta sexta-feira, 7 de julho, pelas 18h, na sala de exposições temporárias da unidade museológica famalicense.
Joshua Benoliel (1873-1932) foi um dos mais importantes repórteres fotográficos no início do século XX. Teve uma vasta produção que ultrapassa os 60.000 clichés, divulgados essencialmente no jornal ‘O Século’ e na revista ‘Illustração Portugueza’. Na sua obra estão presentes todos os acontecimentos de grande destaque da época, desde as cerimónias dos últimos anos da Monarquia Constitucional à implantação da República, das diversas revoltas ao longo da I República à Grande Guerra de 1914-1918.
A exposição inspirada no trabalho do repórter parlamentar vai estar patente até dia 13 de agosto, com entrada gratuita, e acessível durante o normal período de funcionamento do Museu Bernardino Machado.
Refira-se que o Museu Bernardino Machado é uma unidade museológica dedicada à vida e obra do ex-Presidente da República, tendo nascido da estreita colaboração entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e os seus descendentes. Está instalado no antigo Palacete Barão da Trovisqueira, localizado na rua Adriano Pinto Basto, em Famalicão, e está aberto de terça a sexta-feira das 10h às 17h30, ao sábado e domingo, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Encerra às segundas-feiras, no sábado de Páscoa, nos dias 24 e 31 de dezembro, e nos feriados nacionais.
Comentários