14.8 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 31 Julho 2021
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Biblioteca de Famalicão abre serviços temporariamente no Centro Cívico

As obras de ampliação, adjudicadas por 1,6 milhões de euros, tem um prazo de execução de um ano e serão realizadas através da construção de um prolongamento do edifício em pleno Parque de Sinçães, em direção à Casa das Artes, com ligações para circulação em vidro tratado do ponto de vista acústico e térmico.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Os famalicenses têm o direito à verdade e não à manipulação

Os famalicenses têm o direito de saber o que está a ser feito na cidade, como está a ser feito e porque está a ser feito. Têm direito à verdade dos factos em vez de manipulação cosmética da realidade.

Famalicense Injex entra na Câmara de Comércio Luso-Alemã

A Injex, empresa especializada na produção de componentes técnicos em plástico pelo processo de injeção para todo o tipo de máquinas, aposta na internacionalização.

Está na hora de quebrar o ciclo

Precisamos de quebrar o ciclo de políticas desadequadas aos desafios que vivemos, precisamos de um novo ciclo de políticas públicas assente numa visão ecocêntrica e sustentável – e esse momento é agora!

Continental promove inclusão social com programa de estágio e emprego

A empresa recebeu quatro pessoas com necessidades especiais para realização de um estágio no âmbito do programa de cooperação com a ACIP e o IEFP. Duas destas pessoas são hoje membros efetivos da empresa.
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com o edifício da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão encerrado para obras de requalificação e ampliação, a Câmara Municipal decidiu retomar alguns dos serviços e atividades da biblioteca, nas instalações provisórias e temporárias criadas para o efeito na Casa Paroquial de Vila Nova de Famalicão, mais conhecido como Centro Cívico de Famalicão.

Está a ser disponibilizada aos leitores uma sala para consulta e leitura de uma parte representativa das obras referentes, exclusivamente, à literatura portuguesa e estrangeira, para adultos e crianças, tendo como principal objetivo a manutenção do serviço de empréstimo domiciliário.

Neste mesmo espaço, mantém-se a funcionar a secção de periódicos, onde continuam a ser disponibilizados para consulta os jornais e as revistas, assim como dois postos públicos para acesso à internet. Este novo espaço está disponível para atendimento ao público de segunda a sexta feira, entre as 10h00 e as 19h30.

Por outro lado, no edifício do Arquivo Municipal Alberto Sampaio, e partilhando o espaço da sala de consulta daquele serviço municipal, vai ser também possível manter a funcionar ao público a secção do Fundo Local, uma secção especializada onde se reúnem diversos tipos de documentação e publicações referentes à história e à memória do concelho, cujo principal objetivo é continuar a disponibilizar e a apoiar a consulta, pesquisa a investigação sobre diversos temas da nossa história local. Esta secção está disponível para atendimento ao público de segunda a quinta feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, e à sexta feira entre as 9h30 e as 11h30.

Refira-se que a obra adjudicada à empresa Costeira – Engenharia e Construção SA por 1,6 milhões de euros tem um prazo de execução de um ano. Com as obras, a Biblioteca Municipal vai ganhar novos espaços, com a criação de uma sala para audiovisuais, uma sala de leitura informal para estudo de grupos, uma nova área para albergar o espólio de Eduardo Prado Coelho e a ampliação da sala de leitura e outros serviços.

As obras de ampliação serão realizadas através da construção de um prolongamento do edifício em pleno Parque de Sinçães, em direção à Casa das Artes, com ligações para circulação em vidro tratado do ponto de vista acústico e térmico.

Para além das obras de ampliação, todo o edifício, que conta quase com 30 anos de existência, será remodelado, modernizado e adaptado às novas exigências tecnológicas.

Procurando adaptar o edifício às atuais necessidades do público, nesta intervenção será valorizada a receção no primeiro piso, será revista a localização do fundo local, aumentada a sala de leitura de adultos e serão criados novos espaços de leitura de audiovisuais, de depósitos de livros, de cafetaria e de garagem do bibliomóvel, entre outros melhoramentos.

Comentários