8.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 27 Abril 2024

Eleições no PS-Famalicão: Eduardo Oliveira com mais do dobro dos votos de Bruno Cunha

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

“As eleições para os órgãos concelhios do Partido Socialista de Vila Nova de Famalicão foram um exemplo de vitalidade e tolerância democrática que reforçaram o partido em todo o concelho”, afirma o presidente reeleito, Eduardo Oliveira, que, em nota publicada nas redes sociais, agradece “a grande participação dos militantes”.

Eduardo Oliveira foi reeleito presidente da comissão política do Partido Socialista em Vila Nova de Famalicão com uma maioria de 66,7% dos votos. Cerca de um milhar de socialistas participaram nas eleições realizadas este sábado, 8 de outubro.

O resultado eleitoral reflete uma ampla vitória de Eduardo Oliveira. Todas as candidaturas da lista A, encabeçada por Eduardo Oliveira, venceram o ato eleitoral.

Para a presidência da comissão política concelhia, Eduardo Oliveira recebeu mais do que o dobro dos votos de Bruno Cunha, presidente da Junta de Vermoim, que encabeçou a lista B. Eduardo Oliveira obteve 660 votos (66,7%) e Bruno Cunha 323 (33,3%).

“PS UNIDO, FORTE E PREPARADO”

“Tivemos a vitória expressiva que pedi durante a campanha. Uma vitória expressiva, não por mim, mas pelo nosso partido, para que os famalicenses saibam que o Partido Socialista está unido, está forte e está preparado para ser a alternativa que Famalicão precisa na Câmara Municipal”, afirmou o presidente reeleito, assumindo o compromisso de ser o “presidente de todos os socialistas famalicenses”: “Serei o Presidente da Comissão Política de todos os socialistas famalicenses. Somos todos socialistas, por Famalicão e pelos famalicenses.

No departamento de Mulheres Socialistas e Igualdade, a candidata da lista A, Isabel Freitas, obteve a maioria dos votos (267) e foi eleita com 65,6%. Márcia Nunes, que liderou a lista B, obteve 39%, o que corresponde a 170 votos.

Os candidatos da lista A na secção de Famalicão também receberam uma ampla votação. Ricardo Dias liderou a lista eleita para a secção de Famalicão com 65,6% dos votos enquanto Ana Fernandes, da lista B, obteve 39%. Na secção de Riba de Ave foi eleita Laetitia da Costa, da lista A. Refira-se que a lista A foi a única a apresentar candidatura na secção de Riba de Ave.

Eduardo Oliveira sublinha que o PS-Famalicão demonstrou “vitalidade” com a participação de um milhar de militantes do PS nestas eleições, representando uma afluência às urnas de 80% dos militantes inscritos. E demonstrou “tolerância democrática” escolhendo entre dois projetos para a Comissão Política, proporcionando “um debate democrático que mobilizou os militantes”.

LÍDER REELEITO CONTA COM BRUNO CUNHA

Sobre o seu adversário nestas eleições internas, o líder reeleito dos socialistas famalicenses adianta: “Conto com o camarada Bruno Cunha para as batalhas políticas que temos pela frente, desde logo na Junta de Freguesia de Vermoim, onde está a iniciar um trabalho autárquico que irá orgulhar todos os socialistas famalicenses.”

Sobre o trabalho a realizar pelo PS-Famalicão, Eduardo Oliveira afirma: “É tempo de unidade no combate à velha maioria PSD-CDS. Uma maioria cansada e caduca, que está no poder municipal há mais de 20 anos! É tempo de falar aos famalicenses e de construir propostas alternativas para um concelho de Famalicão mais desenvolvido, mais próspero e mais inclusivo. Um concelho que tenha uma Câmara Municipal que cuide das famílias e das empresas, que cuide da cidade e das freguesias, que trate bem o ambiente, que invista na saúde, que promova a cultura e que melhore a educação. É tempo de agregar para vencer Famalicão!”

A primeira eleição de Eduardo Oliveira como presidente do PS-Famalicão foi em 2020. Nas eleições autárquicas realizadas um ano depois, o PS elegeu mais um vereador na Câmara Municipal (passando de 23,54% para 32,16% dos votos) e elegeu 13 deputados na Assembleia Municipal (mais 3 que em 2017).

“Hoje, o PS está muito mais perto de reconquistar a Câmara Municipal de Famalicão”, considerou Eduardo Oliveira, quando iniciou a campanha para estas eleições internas.

Fotografia PS/DR

Quanto às juntas de freguesia, o PS conquistou Vermoim e Riba de Ave, e manteve o Louro – embora dois autarcas anteriormente eleitos pelo PS (Joane e Castelões) tenham concorrido como candidatos independentes com apoio da coligação PSD/CDS-PP.

Em comparação com eleições autárquicas anteriores para a Câmara Municipal de Famalicão, o Partido Socialista obteve, no ano passado, melhores resultados que nas três autárquicas anteriores (2017, 2013 e 2009).

BRUNO CUNHA TINHA O APOIO DOS HISTÓRICOS

Na hora de assumir a derrota publicamente, Bruno Cunha, que é presidente das Junta de Vermoim, eleito em 2021, considerou o ato eleitoral como “um momento democrático da vida interna do partido” e agradeceu “a todos os militantes do Partido Socialista que participaram no ato eleitoral e elegeram os camaradas para os diferentes órgãos”.

“Participei nesta caminhada com um sentido de enorme responsabilidade e com os princípios que me regem”, escreveu Bruno Cunha, em nota publicada na tarde deste domingo nas redes sociais da sua candidatura.

O candidato derrotado tinha o apoio declarado de militantes históricos do PS-Famalicão como os antigos autarcas e antigos deputados à Assembleia da República Artur Lopes, Fernando Moniz e Nuno Sá.

No apoio a Bruno Cunha esteve também Luís Moniz, filho de Fernando Moniz, antecessor de Eduardo Oliveira na presidência da comissão política do PS-Famalicão e membro do conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Bruno Cunha: “Estarei sempre disponível para engrandecer o PS em Famalicão.”

Bruno Cunha deixou um “agradecimento especial” a Ana Fernandes – filha do antigo presidente da Câmara Agostinho Fernandes, que foi candidata derrotada a coordenadora da secção do PS-Famalicão –, e a Márcia Nunes, também derrotada na corrida à presidência da Comissão Política das Mulheres Socialistas de Famalicão.

Lembrando que o seu projeto “visava tornar o PS mais forte e unido”, Bruno Cunha felicitou, “na pessoa do camarada Eduardo Oliveira, todos os camaradas que saíram vencedores nestas eleições”. E deixou uma garantia para o futuro: “Estou e estarei sempre disponível para engrandecer o Partido Socialista em Vila Nova de Famalicão.”

(notícia atualizada às 20h00 de domingo, 9 de outubro de 2022)

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.