16.1 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 16 Maio 2024

50 anos do 25 de Abril comemorados em Gavião

Iniciativa organizada pela Milho d’Oiro- Associação Cultural e Artística de Gavião e a ACDAR – Associação Cultural e Desportiva de Além-Rio.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Alunos da Escola D. Sancho I vencem Olimpíadas de Educação Financeira 

As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, uma turma do 10º ano da Escola D. Sancho I, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com centenas de alunos do ensino profissional. 

Até tu, Fernandus?

Ao menos não nos falhe nunca o PSD, que se dá mal com a urticária, mesmo quando autoinfligida. Se fosse pela oposição bem podíamos esperar sentados.

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Histórias da Gerações regressam ao Parque da Devesa

Décima edição da iniciativa decorre no dia 18 de maio, entre as 15 e as 18 horas.

“O povo unido jamais será vencido”, foi com esta palavra de ordem que se marcou um momento único da história de Portugal e é com este mesmo mote que a Milho d’Oiro- Associação Cultural e Artística de Gavião e a ACDAR – Associação Cultural e Desportiva de Além-Rio resolveram partilhar grande parte dos seus planos de atividades para 2024 de forma a poderem organizar, em conjunto, algumas atividades que possam celebrar os 50 anos do 25 de Abril em Gavião.

As associações pretendem “relembrar, revisitar e narrar da melhor forma possível, e 50 anos depois, o percurso de uma mudança radical e estrutural da sociedade portuguesa”.

Entre as atividades propostas está a iniciativa “25 de Abril ao serão” que é um ciclo de três sessões sobre o antes, o durante e o pós 25 de abril onde alguns convidados vão contar na primeira pessoa a sua vivência pessoal e familiar num destes períodos. A primeira sessão está agendada para 26 de janeiro sobre o “Antes da revolução”, a segunda sessão tem como tema “ 25 de Abril, o dia marcado “ e será realizada a 23 de março e a terceira sessão, agendada para 24 de maio, tem como tema “25 de Abril, o depois do Adeus“.

Os convidados da primeira sessão os convidados são Carlos Sousa, ex-deputado à Assembleia da República e presidente da Associação “Memória Viva”; Joaquim Lima, sociólogo e ex-administrador delegado da ADRAVE; e Lucinda Barbosa, ex-professora primária, sendo moderadora Marta Marques.

Para a semana do dia dos namorados estas associações gavienses pensaram num convívio para falar sobre o “Namorar antes do 25 de abril” a realizar a 16 de Fevereiro, onde propõem conversar e mostrar como se namorava no antigamente, vão fazer um “chá de namorados e reunir cartas antigas de namorados criando um ambiente que propicie o dialogo sobre o tema entre os presentes.

Por último as associações vão fazer uma exposição fotográfica de rua com 25 momentos de uma companhia de guerra que esteve numa das fronteiras moçambicanas, momentos captados por um ex-combatente que além da arma conseguiu levar uma camara fotográfica para a guerra do ultramar.

O ponto de encontro será sempre o salão nobre da Junta de freguesia de Gavião que mais uma vez apoia estas iniciativas e a Av. Padre José Felgueiras Abreu junto ao adro da Igreja de Gavião para a exposição fotográfica.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

PSD-Famalicão comemora 50 anos com tertúlia e homenagem aos militantes mais antigos

A primeira das diversas atividades alusivas aos 50 anos da fundação do partido que serão realizadas no decurso do ano.

Ambientalistas famalicenses convidam a participar nas Jornadas pela Democracia Energética

Associação Famalicão em Transição é co-organizadora da iniciativa.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.