10.7 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 26 Abril 2024

Amanhã melhor que hoje

Parabéns e votos de um excelente mandato aos 368 homens e mulheres eleitos em todos os órgãos autárquicos de Famalicão. Oxalá daqui a quatro anos o saneamento básico não seja promessa em nenhum programa eleitoral.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Há muitos vencedores em Famalicão. Alguns ganharam eleições, outros não.

O povo é soberano e fez as suas escolhas.

Aos 368 homens e mulheres eleitos em todos os órgãos autárquicos de Famalicão expressamos os nossos votos de um excelente mandato.

Oxalá, daqui a quatro anos, o saneamento básico não seja promessa em nenhum programa eleitoral.

Entre os vencedores que não ganharam eleições estão os partidos políticos com implantação no concelho. Nunca antes uma eleição teve tantos candidatos aos diferentes órgãos autárquicos de Famalicão. E isso é muito saudável para a democracia local.

Graças a independentes, militantes e simpatizantes de todas as cores partidárias, a discussão foi ampliada, o debate ganhou mais espaço, surgiram novas reflexões e ações de cidadania que esperamos que não desapareçam de cena para retornarem só daqui a quatro anos.

Uma palavra especial para as mulheres que lideraram listas: uma à Câmara Municipal, três à Assembleia Municipal e várias a Assembleias de Freguesia.

As mulheres ainda são minoria na política, sendo procuradas, em grande parte, para preencher as quotas exigidas pela lei da paridade, não sendo raro que, se eleitas, não tomem posse por “impossibilidade” cedendo assim lugar ao homem que se segue na lista.

RESULTADOS ELEITORAIS

Na noite eleitoral, o site do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO teve milhares de acessos em simultâneo e o servidor não aguentou, o que impossibilitou que o jornal fosse atualizado com a frequência que pretendíamos. Agradecemos a confiança dos leitores e pedimos desculpas pelo incómodo.

No entanto, cientes de que proporcionar ao leitor informações de qualidade requer tempo para recolher, conferir e analisar informações, publicamos, mais de 24h00 depois da contagem dos votos, algumas notícias sobre as eleições.

Uma delas sobre o órgão autárquico que está mais próximo da população: as assembleias de freguesia. Publicamos os resultados freguesia a freguesia, com o nomes dos eleitos, percentagens, informação sobre renovação de mandatos, maiorias conquistadas, consolidadas ou perdidas.

Outra notícia é sobre os eleitos para a Assembleia Municipal, onde divulgamos não apenas os deputados e partidos com representatividade no mandato que vai começar, mas também uma retrospectiva com informações relativas às últimas seis eleições para o parlamento local.

A notícia sobre a eleição para a Câmara Municipal traz a informação de que Mário Passos é o 60º presidente da história de 186 anos do Município de Vila Nova de Famalicão e o 6º presidente eleito democraticamente. Partilhamos ainda os resultados obtidos por todas as candidaturas que concorreram e também os resultados percentuais em todas as eleições realizadas desde 1976.

Publicamos também uma análise aos resultados eleitorais no distrito de Braga.

INFORMAR É SERVIÇO PÚBLICO

Na sociedade em que vivemos, onde praticamente tudo é tratado como descartável, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO assumiu com a sociedade famalicense o compromisso de informar com rigor e clareza e de opinar com liberdade e independência.

Escrevi, no dia do lançamento do jornal, que, mais do que noticiar primeiro, queremos noticiar melhor, dando ao público leitor o maior número de dados e informação de enquadramento, para que os leitores tenham mais dados para pensar e formular livremente a sua opinião.

A corrida por “likes” e “views” não nos interessa. O nosso foco é a qualidade. A única comparação que fazemos é com o nosso próprio trabalho. Queremos amanhã ser melhores que hoje.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.