9.6 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 28 Março 2024

Colóquio “Encontros de Outono” realiza-se nos dias 19 e 20 de novembro

As inscrições para participar no colóquio estão abertas até ao dia 17. As palestras serão realizadas no auditório da Fundação Cupertino de Miranda.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Rosa Sousa Mar apresenta livro na Associação de Moradores das Lameiras

Nas instalações do centro social.

“Conspirações, revoltas e revoluções em Portugal (1927-1974)” é o tema deste ano dos Encontros de Outono, um colóquio organizado pelo Museu Bernardino Machado, que decorre no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, nos dias 19 e 20 de novembro.

As palestras previstas no colóquio serão realizadas por investigadores da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Paris 8, Universidade de Coimbra, Instituto Universitário de Lisboa e Instituto Politécnico de Setúbal. As sessões abordam desde “Reflexões sobre conspirações, revoltas e revoluções contra a Ditadura Militar e o Estado Novo (1927-1974)” pelas palavras de Fernando Rosas, da Universidade Nova de Lisboa, até “As conspirações da oposição republicana no exílio na década de 30. Esperanças e desilusões” por Cristina Clímaco, da Universidade de Paris 8.

A ligação da temática ao Museu, prende-se com o facto de o patrono deste, Bernardino Machado, ter sentido de perto algumas destas revoltas e revoluções na I República, sendo de salientar a revolução de 28 de maio de 1926 que o levou a renunciar ao exercício do cargo de Presidente da República, e a exilar-se em França, a partir de 1927, de onde combateu a ditadura do Estado Novo no plano doutrinal e liderando a Liga de Paris.

As inscrições para o colóquio já estão abertas e decorrem até ao dia 17 de novembro através deste link. O evento é aberto ao público em geral, e está certificado como Ação de Longa Duração pelo CFAEVNF – Centro de Formação Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão para os grupos disciplinares de história, geografia, português e economia.

Mais informações no site www.bernardinomachado.org.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

A pedra no meio do caminho do 10 de Março

Em Famalicão, o número de votantes nas legislativas superou em mais 10% o número de votantes nas últimas autárquicas. Estranho fenómeno este em que a eleição dos órgãos políticos que nos são mais próximos motivam menos o nosso voto do que as legislativas.

Famalicão associa-se este sábado à Hora do Planeta

Para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.