19.2 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 7 Outubro 2024

“Os Lusíadas” inspira jovem famalicense a escrever livro sobre a história de Portugal

A obra de Gonçalo Forte Lima será apresentada este sábado, no Classe Bar.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Realiza-se amanhã, 16 de dezembro, às 18 horas, no Classe Bar, em Vila Nova de Famalicão, o lançamento do livro “Heróis do Mar e da Terra – Os Lusíadas do Sec. XXI”, da autoria de Gonçalo Xavier Morais Forte Lima.

O autor, de 16 anos, escreve o livro inspirado pelos feitos épicos retratados em “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões. A obra de Gonçalo Forte Lima narra a história de Portugal, desde essa época até aos dias de hoje, dando destaque à emocionante vitória da seleção portuguesa no Euro 2016 de futebol.

Gonçalo Forte Lima é descrito como um jovem criativo, escritor e entusiasta. A sua família mais próxima revela que “desde os três anos de idade demonstrou uma paixão notável pelas letras e pela escrita, começando a criar histórias e poemas” e que, ao longo dos anos, “o seu amor pela literatura e pela arte de contar histórias cresceu e tornou-se uma influência marcante na sua vida”.

Aos 14 anos, Gonçalo decidiu abraçar este projeto diferente, mergulhando na história de Portugal, juntando a paixão pelo futebol com a admiração pela história.

Para a elaboração da obra Gonçalo dedicou-se a uma extensa pesquisa, estudando não apenas os feitos heroicos da seleção de futebol portuguesa, mas também explorando os momentos-chave da história de Portugal que moldaram a nossa nação. “Combinando elementos da narrativa épica de Camões com o seu estilo muito próprio, cativante e envolvente, criou uma obra singular para os leitores de todas as idades”, comenta quem já leu a obra.

Para além da escrita, Gonçalo divide o seu tempo entre jogos de futebol, estudo das ciências naturais e a divertir-se com os amigos. Planeia continuar a escrever e a explorar novas formas de expressar as suas ideias e histórias.

Gonçalo Forte Lima é filho de Augusto Lima, vereador na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão responsável pelas áreas da Educação e Ciência, Economia e Empreendedorismo, e Relações Internacionais, entre outros pelouros.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -