Alterações ao PDM com sessões de esclarecimento em Famalicão, Ribeirão, Joane e Riba de Ave

Primeira sessão realiza-se hoje, às 21 horas, na sede da Biblioteca Municipal.

Comentários

2 min de leitura

Foi publicado esta segunda-feira, 22 de julho, no Diário da República o aviso sobre a abertura do período de discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Nova de Famalicão, que pode ser consultado aqui. O período de discussão pública arranca cinco dias após a publicação do anúncio em Diário da República. Ou seja, apenas na próxima semana.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão irá promover quatro sessões de esclarecimento. A primeira sessão realiza-se hoje, a partir das 21h00, no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

As demais sessões de esclarecimento serão realizadas entre amanhã e quinta-feira. Serão realizadas nas vilas: Ribeirão, amanhã, dia 23; Joane, na quarta-feira, dia 24; e Riba de Ave, na quinta-feira, dia 25. Todas as sessões às 21h00, nas respetivas sedes das Juntas de Freguesia.

- Publicidade -

Dado que as sessões de esclarecimento serão realizadas antes da discussão pública – ou seja, antes do período em que a documentação sobre a revisão do PDM tem de obrigatoriamente estar disponível aos munícipes para consulta – o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a Câmara Municipal para saber se outras sessões de esclarecimento serão realizadas após a disponibilização dos documentos aos famalicenses no sítio oficial do Município e pessoalmente nos serviços da autarquia.

Em resposta, o gabinete de apoio à presidência referiu que “as sessões públicas de esclarecimento sobre a revisão do PDM estão agendadas para esta semana uma vez que têm como objetivo elucidar e esclarecer os famalicenses sobre todos os mecanismos que têm ao seu dispor para participarem no período de discussão pública”, sem, no entanto, responder se serão realizadas sessões de esclarecimento após a disponibilização dos documentos aos cidadãos.

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO insistiu em saber sobre a marcação de eventuais novas sessões de esclarecimento após os documentos da revisão do PDM estarem disponíveis aos cidadãos e, em resposta, a autarquia referiu que “durante o período de discussão pública, todas as dúvidas poderão ser esclarecidas no posto de atendimento criado para o efeito, instalado nos serviços municipais de Urbanismo”.

COMO PARTICIPAR

Os interessados em participar no período de discussão pública poderão apresentar as suas sugestões, reclamações e observações presencialmente, no Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística, num posto de atendimento criado para o efeito em funcionamento de segunda a quinta entre as 09h30 e as 17h30 e às sextas, entre as 09h30 e as 11h30. Poderão também fazê-lo online, em www.famalicao.pt, e ainda por correio, via carta registada.

Refira-se que a abertura da discussão pública da segunda revisão do PDM foi aprovada pelo executivo municipal de Vila Nova de Famalicão no dia 11 deste mês.

O prazo para a adequação dos Planos Municipais de Ordenamento do Território à nova lei de classificação e de qualificação dos solos – aprovada em 2014 e alvo de sucessivos adiamentos – está a decorrer até 31 de dezembro de 2024.

 

* notícia atualizada às 17h18 e às 18h15 com as respostas da Câmara Municipal.

Comentários

Notícia anterior

Chega aposta em núcleos nas freguesias de Famalicão

Notícia seguinte

“Turma” de 53 seniores da Associação Gerações recebe diplomas da ESSVA

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.