12.9 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 29 Março 2024

Chega! de André Ventura terá candidatos à Câmara de Famalicão e freguesias

O empresário Victor Meira foi eleito presidente da primeira comissão política do Chega! de Vila Nova de Famalicão. O partido de André Ventura prepara candidatos à câmara, assembleia municipal e freguesias.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

O partido Chega!, de André Ventura, vai fazer a sua estreia na política local apresentando candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão nas eleições autárquicas deste ano.

A novidade foi revelada ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO por Victor Meira, um empresário que foi eleito presidente da primeira comissão política local do Chega!.

O Chega! terá candidatos à presidência da câmara municipal, da assembleia municipal e às freguesias onde tiver estrutura de militantes, uma vez que o partido não aceita candidatos independentes, nem admite coligações.

“A discussão para as eleições autárquicas está a ser feita desde a criação do núcleo em Famalicão. Vamos concorrer à câmara, à assembleia municipal e temos como objetivo concorrer a todas as assembleias de freguesia”, revelou Victor Meira ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, após a sua eleição como presidente local do partido de extrema-direita.

Victor Meira filmado pela SIC numa reportagem sobre o Chega!, intitulada “A Grande Ilusão – O ódio saiu do armário”, exibida esta terça-feira, 5 de janeiro.

Victor Meira nunca foi filiado em nenhum partido político até preencher a ficha de militante do Chega! em janeiro do ano passado.

Um mês depois foi criado o núcleo do partido em Vila Nova de Famalicão. A convite do presidente da distrital de Braga do partido, Victor Meira assumiu a coordenação do núcleo até à realização das primeiras eleições.

A eleição foi realizada meses depois e a tomada de posse dos primeiros órgãos concelhios aconteceu no dia 22 de dezembro.

AUTÁRQUICAS EM PREPARAÇÃO

Victor Meira de Sousa, presidente da comissão política concelhia, e João José Moreira de Sousa, presidente da mesa concelhia, lideram a equipa do Chega! em Vila Nova de Famalicão.

“Desde a criação do núcleo que estamos a preparar as eleições, quer para a Câmara Municipal, quer para a Assembleia Municipal e para as juntas de freguesia”, explica Victor Meira que, para já, ainda não revela nomes de eventuais candidatos. Adianta apenas que o objetivo é lançar candidatos, de preferência, “sem ligações anteriores a outros partidos e sem carreira política ativa no concelho”.

O responsável político refere também que não haverá coligações nem apoio a candidaturas independentes. “Lançaremos apenas candidaturas de militantes”, afiança Victor Meira, salientando que “ao contrário de outros partidos, não há espaço para militantes que ora se candidatam pelo PS, ora como independente, com apoio da coligação PSD-CDS”, em referência a alguns candidatos a juntas de freguesia no concelho.

O líder local do Chega! diz também que o seu partido não aceitará “militantes feitos à força como acontece em outros partidos”. “Aqui cada um paga as suas quotas”, garante.

DA ABSTENÇÃO À MILITÂNCIA

Na conversa com o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, o presidente da concelhia famalicense do Chega! revelou que “assim como muitos portugueses, tinha a política em descrédito e não votava há muito tempo”.

E acrescentou que, nas eleições legislativas de 2019, não votou no partido de André Ventura porque “ainda não conhecia bem as suas ideias e projetos”.

Victor Meira xom André Ventura e Filipe Melo, da distrital de Braga do Chega!. Fotografia DR

Criado em abril de 2019, o Chega!, considerado populista e nacionalista e que defende princípios anticonstitucionais, é um partido de extrema-direita que está sempre envolto em polémicas.

A maior parte delas é causada por declarações do próprio líder sobre temas que envolvem racismo e xenofobia. André Ventura já foi multado pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial por discriminar ciganos, numa publicação realizada, em agosto do ano passado, no Facebook.

APOIO À ETNIA CIGANA

Curiosamente, em Famalicão, um dos membros da direção é de etnia cigana, sendo conhecido como um dos “chefes” da comunidade no concelho.

Sobre este assunto, Victor Meira diz que “há preconceito dos dois lados” e tenta desmistificar o assunto, citando um exemplo de inclusão.

Em Famalicão estão a ser ministrados três cursos com aulas em regime misto (online e presencial), com duração de um ano e financiamento europeu, destinados às pessoas de etnia cigana. “Faltava-lhe um espaço para a realização das aulas presenciais e conseguimos resolver esse problema”, refere.  Os cursos são Inventário, Legislação Laboral e Hidroterapia Anatomia Funcional.

EVENTOS À PORTA FECHADA

Victor Meira aproveita a ocasião para dar a conhecer outras iniciativas feitas em Famalicão, como a entrega de equipamentos de proteção individual à corporação dos Bombeiros de Riba de Ave e ao Centro Social e Paroquial de Ceide S. Miguel.

Doações do Chega! aos Bombeiros de Riba de Ave. Fotografia DR/CHEGA

Sobre as atividades do partido em Famalicão, Victor Meira diz que desde o início a participação nas reuniões foi feita mediante convite para evitar “distúrbios”. Mas o responsável diz que o núcleo está a crescer.

“Temos dezenas de militantes e o número de simpatizantes é muito grande. No entanto, muita gente tem medo de se filiar e sofrer retaliações”, diz o responsável político, acrescentando que desde que passou “a dar a cara pelo Chega!” tem recebido muitos insultos pela Internet, nomeadamente através do Facebook.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O que esperar desta legislatura?

A birra do Chega, a ingenuidade do PSD e o desempenho da IL.

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.