Jorge Paulo Oliveira visita escolas de Famalicão

O deputado famalicense participou nas sessões do programa “Parlamento dos Jovens”, promovidas pela Escola Profissional CIOR e pela Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Comentários

2 min de leitura

Tendo por base a “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”, a temática escolhida para o ano letivo em curso do Programa desenvolvido pela Assembleia da República, as iniciativas decorreram nas instalações daqueles estabelecimentos de ensino e contaram com a participação de dezenas de alunas e de alunos.

O deputado famalicense vincou junto dos jovens estudantes “a necessidade de promover a literacia em saúde, contrariar o estigma associado à doença mental e manter hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a Saúde Mental”.

Jorge Paulo Oliveira alertou que “investigações recentes, tanto a nível nacional como internacional, revelam uma maior incidência de problemas de Saúde Mental entre os jovens, circunstância particularmente preocupante, uma vez que há indicadores que vão no sentido de que a exposição a fatores de risco na infância e na juventude aumenta a probabilidade de desenvolvimento de perturbação mental no adulto”.

- Publicidade -

O social-democrata apelou aos jovens que contribuíssem para a “promoção de climas escolares salutares, apontando as relações abusivas, a violência no namoro, o bullying, a cyberbullying, a discriminação ou exclusão social, entre outros, como fatores com fortíssimo impacto na sua saúde mental”.

Recorde-se que Portugal é o 2º país da Europa com a taxa mais elevada de prevalência de doenças do foro psiquiátrico e da Saúde Mental. Um em cada cinco portugueses apresenta uma perturbação mental, sendo as mais prevalentes a ansiedade (16,5%) e as perturbações do humor (7,9%).  A prevalência das perturbações mentais entre as crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade tem aumentado nos últimos anos.

Comentários

Notícia anterior

José Saramago aprovado na toponímia de Famalicão por iniciativa de Tânia Silva (CDU)

Notícia seguinte

Jorge Costa (PS) acusa presidente da Câmara de violar a lei ao assinar edital da criação da Rua Mário Passos

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.