ASAE apreende 33,3 toneladas de carne e bacalhau em Famalicão, Braga e Vila Verde

Autoridade alimentar apreendeu produtos de origem animal e suspendeu atividade de entrepostos frigoríficos nos três concelhos. O valor total da apreensão ascendeu a 93 mil euros.

Comentários

1,5 min de leitura

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou, através de Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional de Mirandela, uma operação de fiscalização direcionada a entrepostos frigoríficos, localizados nos concelhos de Vila Verde, Vila Nova de Famalicão e Braga.

No âmbito da referida ação, procedeu-se à apreensão de 33,3 toneladas de géneros alimentícios de origem animal (produtos cárneos e bacalhau), por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, falta de número de controlo veterinário (NCV) atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e falta de licenciamento.

Após a realização de perícia aos produtos apreendidos, foram considerados impróprios para consumo cerca de 3,1 toneladas daqueles géneros alimentícios, apresentando-se a maioria anormais avariados, data de durabilidade mínima e data de limite de consumo ultrapassada bem como falta de requisitos e rastreabilidade dos produtos, pelo que foram encaminhados para processamento em Unidade de Transformação de Subprodutos.

- Publicidade -

Foi ainda determinada a suspensão dos estabelecimentos de comércio por grosso e de armazenagem de géneros alimentícios de origem animal.

O valor total da apreensão ascendeu a 93 mil euros.

A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.

Comentários

Notícia anterior

Câmara de Famalicão vai assegurar refeições escolares em todos os níveis de ensino

Notícia seguinte

Governo define valorização da enfermagem como uma das prioridades na saúde em 2022

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.