10.7 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 27 Abril 2024
Carlos Folhadela Simões
Formado em Ciências Farmacêuticas, é professor do Ensino Secundário. Cidadão atento e dirigente associativo.

Evocar 2023

Acontecimentos que marcaram o ano em Famalicão, em Portugal e no mundo.

10 min de leitura
- Publicidade -
Carlos Folhadela Simões
Formado em Ciências Farmacêuticas, é professor do Ensino Secundário. Cidadão atento e dirigente associativo.

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

1. janeiro

O ano iniciou-se com uma lufada de ar fresco para quem aprecia democracias não musculadas. Jair Bolsonaro, que em junho seria declarado inelegível, pelo período de oito anos, pelo Tribunal Superior Eleitoral, deixava de ser presidente do Brasil. Deverá ter sido este o princípio do fim da sua carreira política.

Este final de mandato permitiu que se realizasse a cerimónia de entrega do Prémio Camões 2019 a Chico Buarque. Estes quatro anos de atraso deveram-se à recusa pelo ex-Presidente brasileiro em assinar o diploma que permitia a entrega formal do prémio e também à pandemia de COVID-19.

O desporto ficou mais pobre, com o falecimento de Gianluca Vialli, ex-atacante que defendeu as cores da Juventus e do Chelsea e de Roberto Dinamite, ídolo do Vasco da Gama.

Para Famalicão chegavam ótimas notícias com a decisão da manutenção da maternidade no velhinho S. João de Deus, o nosso hospital.

2. fevereiro

No início do mês, a Turquia e a Síria foram sacudidas por um terramoto de magnitude 7,8 que provocou milhares de mortos e de feridos. A devastação foi enorme!

Cumpriu-se um ano sobre a invasão da Ucrânia e a ONU aprovou, por ampla maioria, uma resolução exigindo a retirada imediata e incondicional das tropas russas da Ucrânia.

Já a Europa proibia a importação de produtos petrolíferos russos com o intuito de privar Putin de receitas.

Já no final do mês, os foliões brasileiros deram o pontapé de saída para o Carnaval de rua, após dois anos de cancelamento devidos à pandemia de COVID-19.

Por cá mais um corso devidamente festejado. Engraçado que um evento com poucos anos de comemoração se tenha imposto como um marco nesta cidade. Não poderiam e deveriam existir outros?

Deixou-nos a atriz e modelo norte-americana Raquel Welch, estrela de Hollywood na década de 70 e protagonista do filme “Os Três Mosqueteiros”.

Já o mundo da moda perdia um dos maiores nomes do século XX, o espanhol Paco Rabanne.

3. março

Jorge Moreira da Silva foi nomeado diretor executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS). Mais um cargo de destaque, obtido por concurso público, que enriquece o já vasto currículo deste ilustre famalicense.

O Parlamento sueco e o finlandês aprovaram a adesão à Nato. A Finlândia já foi aceite pelo que a fronteira da Nato com a Rússia aumentou para 2 600 quilómetros. Já a Suécia viu 28 dos 30 países que constituem esta aliança darem o seu aval. Faltavam Turquia e Hungria. A primeira acabou por aprovar em novembro a adesão dos suecos, continuando a faltar o sim de Budapeste.

Sviatlana Tsikhanouskaya, líder da oposição bielorrussa e ex-candidata nas presidenciais, foi  condenada a 15 anos de prisão por conspiração para tomar o poder de forma anticonstitucional. O regime do presidente Alexander Lukashenko não perdoa a quem lhe faz frente. Tsikhanouskaya continua exilada e num recente artigo intitulado Combater a Ditadura e co escrito com Roberta Metsola, a presidente do Parlamento Europeu, afirmava que ”… Não podemos esquecer o povo da Bielorrússia. A sua luta pela liberdade e pela democracia personifica os valores em que se alicerça a União Europeia…”.

No concelho iniciou-se o período de discussão pública da nova Unidade de Execução Urbanística da área norte da cidade de Vila Nova de Famalicão. Discussão pobre e a milhas do que seria desejável face à disseminação das novas tecnologias.

Era anunciado o propósito de se plantarem 60 000 árvores até 2030. Após um período de abate indiscriminado, passou-se para um de plantação planeada?

O famalicense Bacelar Ferreira, militar de abril, era agraciado por sua Exª. o Presidente da República com a Ordem da Liberdade.

No desporto, a partida da lenda e recordista do maior número de golos num Mundial, o francês Juste Fontaine, deixava o futebol mais pobre.

Ryuchi Sakamoto.

As artes perdiam o compositor e músico japonês Ryuchi Sakamoto. Forbidden Colours, da banda sonora do filme “Feliz Natal Mr. Lawrence” foi um dos maiores êxitos do pianista nipónico. Ganhou o Óscar pela banda sonora do filme O Imperador.

Rui Nabeiro, o comendador, o empresário, o humanista, o concretizador. Rosto do império Delta, partiu e deixou saudade, por maioria de razão, nos campomaiorenses. Um exemplo de tenacidade!

4. abril

Nos Estados Unidos, Donald Trump tornava-se o primeiro presidente americano a ser indiciado como réu em tribunal.

A meados do mês, a Alemanha fechava definitivamente as três últimas centrais nucleares, cujo fecho estava previsto para 2022, mas que foi adiado pelo temor de que o corte do gás russo, fruto da guerra, pudesse provocar uma emergência energética.

Após o lançamento do Telescópio Espacial James Webb, no final de 2021 e Artemis I, em 2022, o Homem continua virado para o espaço.

A nave Starship, da empresa SpaceX, explodiu após quatro minutos de voo. Já em maio foi a vez da nave japonesa Hakuto-R, da empresa ispace, por um erro de software na medição de altitude, embater na Lua e criar uma enorme cratera, inviabilizando o propósito da denominada Mission 1.

Famalicão dá passo certo no sentido de se tornar uma Smart City. Ter um território mais sustentável, inteligente e voltado para as pessoas é um desígnio que agrada a qualquer munícipe.  Será, indubitavelmente, um novo paradigma na governação do nosso município.

Mary Quant! Há quem afirme que esta mulher na década de 60 esteve para a moda como os Beatles para a música pop e a invenção da pílula para a vida sexual. Constituiu-se como um dos agentes mais disruptivos para este movimento. Foi esta visionária e agitadora que revolucionou o mundo da moda ou não fosse a “Mãe” e criadora da minissaia. Revolucionou os costumes e o estilo de vida ocidental.

5. maio

Na senda da vaga woke, a Disney, nos seus 100 anos, estreou “A Pequena Sereia” que tem como protagonista uma atriz negra (relembre-se que no original a atriz tinha pele clara e cabelos ruivos).

Cartaz da série Rabo de Peixe

“Turn of the Tide” ou “Rabo de Peixe” estreou na Netflix a 26 de maio. Esta série, o maior sucesso da ficção portuguesa no streaming, com Condessa como protagonista, é inspirada no caricato episódio que decorreu em 2001 quando meia tonelada de cocaína deu à costa ao largo da região norte da Ilha de São Miguel, nos Açores.

O F.C. Famalicão conquistou a Taça de Portugal em futebol feminino. Um êxito que enaltece o Clube e o Município. Entretanto o que alterou? Desempenho catastrófico esta época!

Tirando a coroação de Carlos III, o novo “King” britânico, o mundo do show business ficou mais pobre com a partidas de dois ícones da música: Tina Turner, a rainha do Rock e intérprete de “The Best” e a de Rita Lee, a rainha do Rock Brasileiro e da MPB.

6. junho

O engenho, a curiosidade, o arrojo, a inovação e a descoberta do desconhecido são características da raça humana. A imprudência, a inconsciência, a ambição desmedida e a procura de fama, infelizmente também o são.

E foi assim, que a empresa OceanGate, com o intuito de alcançar os destroços do Titanic, a bordo do submersível Titan, lançou para a morte os cinco tripulantes que se aventuraram nessa missão. A implosão do submarino deixou o mundo incrédulo!

Greta Thunberg

Neste mês, Greta Thunberg fez a sua última greve escolar pelo clima. Simbolicamente, foi protestar em frente ao parlamento sueco, onde se sentou sozinha em 2018, para exigir ações mais duras contra as alterações climáticas, no dia em que terminou a sua formatura. Iniciadora de um movimento que se espalhou pelos quatro cantos do Mundo, mas que tem descambado em alguns protestos mais disruptivos, de que podem ser exemplos a pintura das portas de Brandemburgo ou a danificação na National Gallery do vidro que protegia uma pintura de Velásquez. Por cá, o movimento Climáximo continuava a alterar a ordem pública, a danificar património e a importunar cidadãos. Pese a causa que os faz mover, bom seria que enveredassem por protestos mais civilizados. Estas ações parecem, cada vez mais, tornar-se crimes sem castigo!

Finalmente foi lançado o concurso público para o arranque da última fase da variante à EN14. Ficava mais perto a nova ponte sobre o Rio Ave.

Partiu um dos magnatas dos media, o ex-dono do ACMilan e ex-primeiro ministra italiano Sílvio Berlusconi.

7. julho

O dia 4 de julho entrava para a história como o dia mais quente do planeta Terra: a temperatura média global atingiu 17,18°C, superando a máxima anterior de 16,92°C.

No Dubai, Emirados Árabes Unidos, dirigentes mundiais reuniram-se de 30 de novembro a 12 de dezembro para a Cimeira mundial sobre a Ação Climática, dando início à 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28).

Sabia-se desde janeiro que Ahmed Al-Jaber seria o presidente da Cimeira do Clima e que continuaria à frente de petrolífera estatal Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC). Parecia que se colocava a raposa a guardar o galinheiro…

Em Espanha, a temperatura também não desceu. O Partido Popular de Alberto Nuñez Feijóo venceu as eleições, mas sem maioria. Veríamos mais tarde que Pedro Sánchez tudo fez para se manter no poder. Conseguiu ser investido após ter cedido às exigências dos independentistas da Catalunha. Parece que começa a valer tudo na política e que a palavra, as ideias e os compromissos assumidos deixaram de ter valor…

Enquanto no país vizinho passamos a ter um “artista” como primeiro-ministro, vários foram os genuínos que partiram: Sinead O’Connor a irreverente e talentosa irlandesa cantora de “Nothing Compares 2 U”; o ícone da música romântica Tonny Bennett; a cantora, atriz e modelo britânica Jane Birkin; o escritor checo Milan Kundera e o historiador português José Mattoso.

8. agosto

Lisboa acolheu as Jornadas Mundiais da Juventude. Calcula-se que tenham estado no Parque Tejo mais de 1,5 milhões de peregrinos. Este grande evento da Igreja Católica sucedeu a um dos períodos mais traumatizantes para a Igreja Católica em Portugal: a divulgação, em fevereiro, do relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças.

O Presidente da República assinalava a sua presença nas comemorações do 32º Dia da Independência da Ucrânia, proferindo um discurso em ucraniano e com uma visita a uma trincheira feita pela “resistência popular”.

Terminava o Mundial feminino de Futebol em que as “Navegadoras” tiveram presença auspiciosa. Um Mundial em que um só beijo ofuscou a brilhante conquista espanhola.

A Câmara anunciou a instalação de pontos de recolha de cápsulas de café, em vários pontos do concelho. Mais um passo positivo na preservação do ambiente. A intenção foi concretizada em dezembro.

9. setembro

Enchentes na Líbia e um severo terramoto em Marrocos deixam este mês marcado por mais um conjunto de fenómenos climáticos.

Começava o Campeonato do Mundo de Rugby em França. Os “Lobos” marcavam presença numa competição que ficará para a história do desporto luso, pela conquista da primeira vitória em tão distinta competição.

Em Paris, pese os 400 mil utilizadores em 2022, iniciava-se a proibição de trotinetes elétricas partilhadas. As pragas não são só de insetos!

Exposição dos 50 Anos da Leica

A Casa das Artes recebeu a exposição dos 50 Anos da Leica. Intitulada “De Famalicão para o Mundo: 50 anos da Leica em Portugal” foi uma oportunidade desta empresa alemã reconhecer e prestar justa homenagem a todos os seus colaboradores.

A Colômbia e o mundo da pintura ficaram mais pobres com a partida do artista plástico Fernando Botero, cuja obra se destaca pela representação da figura humana em formas redondas e volumosas.

O ator escocês David Keith McCallum que interpretou o Dr. Donald “Ducky” Mallard na popular série NCIS, Investigação Criminal, exibida no AXN.

Por cá, deixavam-nos duas personalidades: a economista Teodora Cardoso e um dos rostos do PCP, Margarida Tengarrinha.

10. outubro

Christine Lagarde, presidente do BCE, finalmente anunciava a decisão de manter inalteradas as três principais taxas de juro de referência na zona euro. A estabilização do custo do crédito era uma reconfortante notícia que chegava aos ouvidos dos portugueses.

Fundação Cupertino de Miranda

Em Famalicão, cumpriam-se os 60 Anos da Fundação Cupertino de Miranda, instituída pelo ilustre casal famalicense Arthur e Elzira Cupertino de Miranda, no já longínquo 2 de outubro de 1963. Quantos famalicenses não a conhecem ainda?

Para surpresa mundial, Israel era atacado pelo grupo terrorista palestiniano Hamas. Incrível como um país com um dos melhores serviços secretos do Mundo, a Mossad, foi surpreendido. Mais um conflito bélico com potenciais graves consequências geopolíticas.

Em Famalicão ficava-se a saber que a candidatura da nossa cidade a Cidade Europeia do Desporto tinha sido preterida a favor de Matosinhos. Porquê a surpresa?

Ídolo do Manchester United, talvez o maior jogador inglês, um dos obreiros do único título mundial da Inglaterra, Sir Bobby Charlton morreu. O mítico número 9 de Inglaterra e do Manchester United, autor dos dois golos que puseram fim ao sonho luso em 1966 permanecerá na galeria dos futebolistas imortais.

11. novembro

António Costa partiu. Demitiu-se. Portugal vai a eleições em março próximo. Foi dado o tiro de partida para 4 meses de campanha eleitoral!

Na Europa, o partido anti-islâmico e populista de Geert Wilders venceu as eleições neerlandesas. Mais um partido de extrema-direita no poder. Na Argentina, Javier Milei, um populista de direita era eleito Presidente.

Confirmou-se. Pela primeira vez, a temperatura média global ficou acima dos 2 ֯C, em relação ao período pré-industrial.

O ChatGTP celebrava o seu primeiro aniversário. “How can I help you today?” é como nos recebe este chatbot da OpenAI. Outros já estão no mercado. O Bard da Google entretanto substituído pelo Gemini e o Microsoft Copilot da Microsoft são outras das opções existentes. É um mundo novo que vale a pena explorar e que se afigura como um verdadeiro desafio para o mundo académico.

Natal é tempo de solidariedade. Meritório o projeto camarário “Um Desejo de Natal”, mas concretizado e executado com muito amadorismo e falhas notórias. A melhorar!

Rosalynn Carter, segundo alguns a “copresidente”, foi uma das mais interventivas ex-primeiras damas dos Estados Unidos. Sendo uma das principais conselheiras do marido, o Presidente Jimmy Carter, é-lhe atribuída a “profissionalização” do papel de primeira-dama, o que levou, oficialmente, à criação do Gabinete da Primeira Dama.

Henry Kissinger, individualidade que marcou a cena política americana e mundial, faleceu aos 100 anos. Ocupou diversos lugares de destaque na administração americana, nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford: foi Secretário de Estado e Conselheiro de Segurança Nacional.

12. dezembro

Mês importante para a Educação. Em Famalicão duas escolas comemoravam 40 anos: a de Ribeirão e a Benjamim Salgado, de Joane. Até ao início dos anos 80, estudava-se praticamente só na cidade (Riba D`Ave era exceção). A Escola Técnica e o Liceu era os garantes de se poder prosseguir os estudos básicos e secundário. Quis abril, quiseram os autarcas e as populações que a descentralização acontecesse e dois núcleos importantes do Município (ou não fossem zonas tampão para concelhos limítrofes) passassem a poder proporcionar aos seus fregueses novos horizontes.

A Camilo já ultrapassou os 50 anos (teve origem no antigo Liceu) e brindou a comunidade famalicense com um vídeo da “sua” canção de Natal. Não deixa nada a desejar às que habitualmente são promovidas pelas rádios/ programas de diferentes emissoras nacionais.

Parabéns às escolas famalicenses e votos de um 2024 repleto de sucessos!

Odete Santos, a histórica e emblemática militante do PCP, deputada e com dotes extraordinários para o teatro, faleceu ontem. Declamadora exímia e com apurado sentido de humor, era facilmente identificada pelo seu timbre.

Wolfang Schauble, o antigo ministro das finanças alemão dos governos de Angela Merkel , será lembrado como um dos políticos que se deslocava de cadeira de rodas, para a qual foi atirado fruto de uma tentativa de homicídio. Um dos arquitetos da reunificação alemã.

A Europa perdeu um dos seus artificies, Jacques Delors! O gaulês presidia à Comissão Europeia quando foi aprovado o Ato Único Europeu. Foi um dos grandes impulsionadores do mercado único europeu. Foi sob a sua presidência que a CEE (Comunidade Económica Europeia) se passou a chamar União Europeia. Defensor do mercado único e de uma moeda comum, foi quem “apadrinhou” a entrada de Portugal e Espanha, na então CEE. Deixou-nos uma das estrelas da Europa.

E Famalicão ficou de luto! Deixava-nos Joaquim Loureiro, o alcobacense que já há muitos anos era famalicense. Advogado, ex-presidente distrital da Quercus, militante de várias causas sociais e ex-presidente da Assembleia Municipal. Tive o grato prazer de com ele conviver nessa qualidade e enquanto Presidente do Famalicense Atlético Clube (FAC). Um grande Homem. Um exemplo de cidadania!

Votos de um Bom Ano!

 

________________________________________________________________________

Os artigos de opinião publicados no Notícias de Famalicão são de exclusiva responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Comentários

Carlos Folhadela Simões
Formado em Ciências Farmacêuticas, é professor do Ensino Secundário. Cidadão atento e dirigente associativo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.