9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 4 Fevereiro 2023

Mário Passos promete avançar “de uma vez por todas” com a construção da pista de atletismo de Famalicão

Reabilitação do estádio municipal é outra das promessas previstas para sair do papel.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Mário Passos e Eduardo Oliveira têm uma história da vida pessoal em comum

Saiba o que liga os dois políticos famalicenses.

Trabalhadores da Transdev em greve na segunda-feira

Usa transporte público rodoviário em Famalicão? Há greve marcada na Transdev

Moradores de Gondifelos protestam e lagoa de “lixo” é chumbada

Moradores entregaram à Câmara Municipal um abaixo-assinado contra a construção de uma lagoa chorume, líquido que resulta da decomposição do lixo.

Noite de Carnaval terá 12 linhas de autocarros gratuitos para o centro de Famalicão

Três horários disponíveis para ir e regressar.

Avançar “de uma vez por todas” com a construção da pista de atletismo foi uma das promessas apresentadas por Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, este domingo, 13 de novembro, no discurso realizado na 7.ª edição da Gala do Desporto.

Além da construção da pista de atletismo, que Mário Passos estima arrancar “ainda este ano, com o processo de concurso público”, o autarca também avançou com outros compromissos. O Presidente da Câmara destacou que a autarquia está a desenvolver todas as diligências formais para concretizar o Skate Park, bem como reforçar as piscinas municipais com pistas de 50 metros e reabilitar o estádio municipal.

Mário Passos conhece bem esses dossiers. Antes de assumir a presidência da Câmara de Famalicão, em outubro do ano passado, Mário Passos foi vereador responsável por diversos pelouros, entre eles o do Desporto, que liderou por dois mandatos.

Refira-se que a construção de uma pista de atletismo em Famalicão foi prometida por Paulo Cunha, na sua primeira campanha eleitoral, em 2013. No entanto, desde a apresentação pública do projeto, que aconteceu em 11 de julho de 2016, pouco mudou. [ver aqui Centro Desportivo de Famalicão foi prometido em 2013, mas ainda não saiu do papel]

Uma das imagens do projeto de reabilitação do Estádio Municipal de Famalicão apresentado em outubro de 2018.

O estádio municipal é outra das promessas por cumprir. Já se passaram quatro anos desde que o projeto de requalificação do estádio foi apresentado numa cerimónia pública realizada no dia 12 de outubro de 2018.

O projeto contemplava aumentar a capacidade do estádio para 7 mil lugares e implicaria um investimento de 8 milhões de euros. Na ocasião, o Presidente da Câmara de Famalicão Paulo Cunha afirmava que a obra deveria estaria concluída em 2021.

ATLETAS SEM CONDIÇÕES PARA TREINAR

Vila Nova de Famalicão é o concelho com maior número de atletas federados no distrito de Braga. Cerca de um terço dos atletas inscritos na Associação de Atletismo de Braga são de Famalicão. No total, são cerca de 200 atletas e 15 clubes famalicenses federados, mas a ausência de condições para treinar têm levado muitos atletas a desistir do atletismo.

É que para se manter em atividade, os atletas famalicenses têm duas opções. A primeira é continuar a treinar em Famalicão, o que consiste em treinos feitos nas estradas, sem condições e correndo riscos de segurança. A outra alternativa é treinar noutros concelhos, que possuem pistas e melhores condições de treino.

Comentários